
A Comissão de Infraestrutura (CI) pode votar na terça-feira (14) um projeto de lei que admite que serviços aéreos de transporte doméstico sejam feitos por empresas estrangeiras ( PL 4.715/2023 ). A reunião, marcada para as 9h, tem 25 itens na pauta ( veja lista completa aqui ).
O projeto foi proposto pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e recebeu relatório favorável do senador Jaime Bagattoli (PL-RO). Pela regra atual, apenas empresas constituídas sob as leis brasileiras, com sede e administração no país, podem operar voos domésticos. O PL 4.715/2023 permite que companhias estrangeiras autorizadas pelo Poder Executivo atuem em rotas específicas, no caso de utilidade pública ou interesse nacional.
A CI pode votar ainda o PL 1.051/2020 , que obriga a elaboração de lista de passageiros e itinerário de embarcações. De acordo com o texto, o comandante que navega em águas sob jurisdição nacional deve elaborar e manter lista de passageiros e itinerário completo. Os dados devem ser apresentados obrigatoriamente às autoridades responsáveis pela fiscalização. A proposição, do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), recebeu voto favorável do senador Jayme Campos (União-MT).
Outro item na pauta é o PL 2.931/2022 , que dá prioridade, nos planos de investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a trechos de rodovias federais com mais acidentes. De acordo com o texto, o Dnit deve investir prioritariamente em manutenção, conservação, restauração e ampliação das rodovias com índices mais altos de sinistros. O projeto, de autoria de Jayme Campos, recebeu relatório favorável do senador Wellington Fagundes (PL-MT).
A CI também analisa o PL 4.804/2019 , que garante assentos especiais no transporte público para pessoas com deficiência e com obesidade mórbida. De acordo com a proposição, as empresas devem reservar cadeiras em ônibus, metrôs, barcos e aviões pessoas com deficiência ou obesidade grau 3, também conhecida como obesidade mórbida ou grave. Apresentada pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a matéria tem voto favorável do relator, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).
Outro projeto em pauta é o PL 5.066/2020 , que estimula a pesquisa e a adoção de novas tecnologias na exploração e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos. Segundo o texto, pesquisas em bacias sedimentares terrestres devem receber pelo menos 5% dos recursos da Cláusula de Desenvolvimento e Inovação, prevista nos contratos entre a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e as operadoras. O projeto, do senador Plínio Valério (PSDB-AM), tem relatório favorável do senador Chico Rodrigues (PSB-RR).
Os senadores podem votar anda o Projeto de Resolução (PRS) 66/2021 , que cria a Frente Parlamentar do Ouro. O grupo deve acompanhar, propor e analisar proposições e programas para a regulação o mercado daquele minério. A proposição, de autoria de Chico Rodrigues, tem relatório favorável do senador Cid Gomes (PSB-CE).
Senado Federal Uso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
Senado Federal CAE vota pedidos de financiamento internacional para fundos regionais
Senado Federal Em ano eleitoral, votação da LDO de 2027 pode acontecer só em agosto Mín. 24° Máx. 29°