Sunday, 19 de May de 2024
24°

Chuvas esparsas

Manaus, AM

Justiça Amazonas

Paratleta faz planos para carreira ao emitir Passe Legal, que garante transporte intermunicipal gratuito para PcD no Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

26/04/2024 às 15h47
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

A realidade de viagens já faz parte da rotina do paratleta tefeense Jozinei Praia, de 26 anos. Desde que iniciou a sua trajetória no jiu-jitsu, aos 18, ele precisa se locomover entre os municípios do Amazonas para competir. Agora, as viagens ganharam um aliado: o Passe Legal. O documento é emitido pelo Governo do Amazonas e garante a meia passagem no transporte intermunicipal para Pessoas com Deficiência (PcD).

A Carteira Intermunicipal é emitida por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), na Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD), localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, no bairro Flores. Foi lá que Josinei conseguiu garantir o seu direito e encontrou uma forma de incentivar a própria carreira.

Com o documento, o medalhista do Campeonato Pan Americano de Para Jiu-Jitsu tem direito à meia passagem em transportes rodoviários e aquaviários em todo o estado. “A logística de transporte sempre foi algo complicado para a gente. Muitas vezes, tínhamos que buscar patrocínios, algo a mais. Agora, isso vai mudar”, destacou um otimista Jozinei.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

O paratleta nasceu na Comunidade Punã, no município de Uarini (distante 565 quilômetros de Manaus), e perdeu a visão, ainda bebê, após uma forte febre. Jozinei possui, também, perda auditiva em um dos ouvidos. Em 2017, ele se mudou para Tefé (a 523 quilômetros da capital) com o objetivo de investir no jiu-jitsu. Lá, ele passou a integrar o projeto social Papa Mike de Jiu-Jitsu, responsável por atender 60 jovens e crianças.

“O Jozinei é um ótimo atleta, não tem barreira em nada e, agora, está mostrando que ele é capaz, como todo mundo. Esse documento chegou na hora certa e vai abrir portas, vamos levá-lo ainda mais longe, tenho certeza”, pontuou o treinador Valneis Massulo, que se refere ao paratleta, de maneira carinhosa, com o apelido Peixinho.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Conquistas

No último final de semana, em Manaus, Jozinei Praia conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Pan Americano de Para Jiu-Jitsu, nas modalidades NoGi (sem kimono) e Gi (com kimono). O evento, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, contabilizará pontos no ranking do para jiu-jitsu, que definirá quais atletas competirão no Mundial, em Abu Dhabi, e no World Games, em Guangzhou, na China.

“O meu objetivo é sempre o primeiro lugar, sempre busco ser campeão. Independente do resultado, sempre vou treinar mais forte para, na próxima luta, eu dar o meu melhor”, reforçou o paratleta.

Foi durante a passagem pela capital amazonense que Jozinei buscou ajuda da Sejusc para emitir o Passe Legal. “Agora, com esses documentos, nada vai me parar!”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 08h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Chuvas esparsas

Mín. 24° Máx. 30°

Mon 30°C 23°C
Tue 30°C 23°C
Wed 29°C 23°C
Thu 31°C 23°C
Fri 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio