
O deputado Fabio Schiochet (União-SC) foi eleito nesta quarta-feira (6) presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados com 14 votos. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos após as indicações dos partidos.
Fabio Schiochet propôs que os deputados façam neste ano um trabalho com diálogo e respeito às posições de cada integrante da comissão. "Juntos faremos um excelente trabalho. A Defesa do Consumidor é uma comissão que o brasileiro respira 24 horas, até quando dorme", discursou.
Ele substitui Jorge Braz (Republicanos-RJ) na chefia do colegiado.
Perfil
Natural de Jaraguá do Sul (SC), Fabio Schiochet é empresário e está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, aos 35 anos. Já foi do PSL, partido que se fundiu ao DEM, formando a União Brasil, legenda que o deputado integra desde 2022.
Na Câmara, foi presidente da Comissão de Minas e Energia no ano passado; foi vice-líder do PSL (2020-2021); e comandou a Secretaria de Comunicação Social (2019-2020), órgão responsável pelos veículos de comunicação da Casa. É presidente estadual do União Brasil-SC. Em suas redes sociais, se identifica como alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O que faz a comissão
Cabe à Comissão de Defesa do Consumidor debater e votar iniciativas que tratam da economia popular e da repressão ao abuso do poder econômico; das relações de consumo e das medidas em defesa dos consumidores; e sobre a composição, a qualidade, a apresentação, a publicidade e a distribuição de bens e serviços.
Câmara Comissão aprova criação de serviço nacional de acolhimento para mulheres vítimas de violência
Câmara Comissão aprova acesso gratuito a tecnologias de pagamento por aproximação em celulares
Câmara Comissão aprova projeto que cria aplicativo para mulher com deficiência denunciar violência
Câmara Projeto amplia proteção contra violência política de gênero na pré-candidatura
Câmara Motta se reúne com ministro da Fazenda para discutir dívidas rurais e combustíveis
Câmara Relator diz que renegociação de dívidas de produtores não é “pauta-bomba”
Câmara Câmara pode votar crédito para exportação e projetos sobre epilepsia e abandono de animais
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais Mín. 24° Máx. 32°