Friday, 19 de April de 2024
24°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Geral Funarte

Montagem de teatro-dança ‘D’Existir’ se apresenta em São Paulo e no Mato Grosso

Contemplado com o Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança, projeto tem como referência o texto literário “Mal Visto Mal Dito”, de Samuel Beckett

07/06/2023 às 20h25
Por: Redação Fonte: Funarte
Compartilhe:
Mariana Muniz, em ‘D’Existir’. Foto: Cláudio Gimenez
Mariana Muniz, em ‘D’Existir’. Foto: Cláudio Gimenez

O espetáculo de dança-teatroD’Existirse apresenta, no mês de junho, em uma turnê em Mato Grosso, no Município de Primavera do Leste, e na Capital Paulista. O projeto de teatro-dança, que tem como referência poética a novela literáriaMal Visto Mal Dito,de Samuel Beckett, foi contemplado no edital do Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022.

A cidade de Primavera do Leste,em Mato Grosso, recebe a montagem entre os dias 9 e 11 de junho, com entrada gratuita, no Teatro Municipal / Centro Cultural Evangeline Alcântara Takeuchi, em Castelândia. A atração volta aos palcos de São Paulo (SP), com ingressos a preços populares, de 15 a 23 de junho, no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista.

Mariana Muniz, que concebeu e interpreta a obra, assim a define: “um trabalho cênico sobre o universo da morte”, construído a partir do texto do autor irlandês. Radicado na França – país em cujo idioma escreveu a narrativa curta, publicada pela primeira vez em 1981.D’Existirnasceu também de um desejo da bailarina, coreógrafa e atriz. Ela quis revisitar o solo de teatro-dançaSperanza! Dona Esperança– o qual interpretou, sob a direção de José Possi Neto, nos anos de 2008 e 2009.

A artista comenta que, no processo de criação, “se deixou seduzir pela ideia da finitude como necessidade advinda da consciência de que somos natureza e mundo; e pela possibilidade de traduzir sensorial, cinética e cenicamente o potencial e o medo que essa palavra produz”. Durante esse trabalho, Clara Carvalho atuou como “provocadora convidada”. Ela, que, tal qual Mariana, iniciou a carreira como bailarina no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, contribuiu com propostas para “desestabilização dos apoios corporais e cênicos”.

A produção acrescenta que, na peça, Muniz “discute as imagens de seu corpo como representação mental em suas relações com o mundo de aprendizagens e vivências” e “de que forma o tempo e a velhice forjam um corpo de experiências vivas e intensas”; e que, assim, a autora “constrói uma dramaturgia que sustenta uma confusão voluntária entre jogo ficcional, sua memória de artista e a articulação precisa dos gestos e paragens”.

D’Existirdá continuidade ao processo de pesquisa da Cia. Mariana Muniz de Dança e Teatro sobre os limites dos elos entre “questões cênicas, coreográficas, dramatúrgicas, visuais e performáticas”. Eduardo Tolentino de Araújo, diretor do grupo Tapa, com quem Muniz vem trabalhando, em suas iniciativas teatrais, responde pela supervisão geral do projeto.

Espetáculo de teatro-dança

D’Existir

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 50 minutos

Próximas temporadas de circulação

Primavera do Leste – Mato Grosso
Dias 9, 10 e 11 de junho, sexta, sábado e domingo às 20h
Teatro Municipal e Centro Cultural Evangeline Alcântara Takeuchi
Av Brasil, 314 – Castelândia
Ingressos Gratuitos

São Paulo (SP)
Dias 15, 16, 21, 22 e 23 de junho, quartas, quintas e sextas, às 19h
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Ingressos: R$20. Meia-entrada: R$10

Ficha Técnica
Produção geral: MoviCena Produções | Supervisão geral: Eduardo Tolentino de Araújo | Concepção e intérprete: Mariana Muniz | Assistência de direção e fotos: Claudio Gimenez | Artista provocadora: Clara Carvalho | Trilha sonora original: Celso Nascimento | Iluminação e direção de produção: Rafael Petri | Figurinista: Fábio Namatame | Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Realização: Cia. Mariana Muniz de Dança e Teatro

Mais informações: douglas@pombocorreio.art.br | helo@pombocorreio.art.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 04h05 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 28°

Sat 29°C 23°C
Sun 30°C 23°C
Mon 30°C 23°C
Tue 28°C 24°C
Wed 27°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio