Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
31°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Justiça Amazonas

Desembargadora Marinildes Mendonça é velada no Teatro Amazonas

A magistrada foi a primeira mulher a presidir o TJAM

05/12/2023 às 12h24
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Alex Pazuello/ Secom
Foto: Alex Pazuello/ Secom

O corpo da desembargadora Marinildes Costeira de Mendonça Lima foi velado nesta segunda-feira (04/12) no hall do Teatro Amazonas, centro da capital. O velório reuniu familiares, autoridades e colegas da magistrada, que morreu na madrugada de sábado (02/11) aos 83 anos, em São Paulo.

A desembargadora aposentada foi a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em 2002. Nascida em Itacoatiara, graduada em Direito, iniciou sua trajetória no Judiciário como juíza titular da Comarca de Boca do Acre.

Marinildes também exerceu a titularidade da Corregedoria-geral de Justiça do Amazonas e ocupou a presidência da Corte Eleitoral.

No período em que esteve na presidência do TJAM, a magistrada foi a segunda mulher a exercer constitucionalmente o Governo do Estado do Amazonas.

O filho da desembargadora, Marcelo de Lima, destacou a influência da mãe no sistema judicial, ressaltando o impacto de sua carreira exemplar.

“Minha mãe foi uma pessoa à frente do seu tempo, com espírito empreendedor, muita dedicação, zelo pela coisa pública, num tempo em que, mais que nunca, o desafio de ser mulher demandava um desenho de atuação diferente. Certamente deixa a sua contribuição na história do Poder Judiciário, fazendo justiça, causando impacto na vida das pessoas, da comunidade e esse, sem dúvida, é o legado que ela deixa para a família”, afirmou o filho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 15h10 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 35°

Dom 34°C 24°C
Seg 30°C 23°C
Ter 25°C 23°C
Qua 27°C 22°C
Qui 32°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes