
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece um marco normativo para o governo elaborar a política industrial, tecnológica e de comércio exterior brasileira, conhecida pela sigla PITCE.
Pelo texto, cada presidente vai elaborar a sua política no primeiro ano de mandato, com duração até o fim do primeiro ano do mandato seguinte – regra semelhante a dos atuais planos orçamentários plurianuais (PPAs). A política deverá ter objetivos e metas para o período de vigência.
A proposta ( PL 4133/23 ) é do deputado Heitor Schuch (PSB-RS). O relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), decidiu aprovar o texto na íntegra, sem mudanças.
Avanço
Goetten disse que a proposta traz avanços, pois exige que a PITCE seja elaborada em conformidade com a descarbonização da economia e a transição energética para fontes renováveis. “Trata-se de estratégias essenciais para o enfrentamento das mudanças do clima, maior desafio enfrentado pela humanidade na atualidade”, disse Goetten. Ele afirmou ainda que o projeto acerta ao focar na necessidade de “reindustrialização” do País.
A proposta será analisada agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Objetivos
Os objetivos da PITCE serão definidos em termos setoriais estratégicos ou de resolução de problemas ou desafios para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do País. O projeto determina que:
Câmara Câmara pode votar programa para pessoas com epilepsia e outras propostas nesta quinta-feira
Câmara Câmara aprova regime de urgência para projeto que criminaliza a misoginia
Câmara Comissão aprova projeto que inclui o setor de transportes no Conselho Deliberativo do Sebrae
Câmara CCJ admite PEC que inclui guardas municipais e agentes de trânsito na segurança pública
Câmara Comissão debate importância de dados oficiais sobre a população LGBTQIA+; participe
Câmara Micro e pequenas empresas cobram na Câmara atualização da tabela do Simples Nacional
Câmara Comissão aprova inclusão de programadores e desenvolvedores de software no MEI
Câmara Comissão aprova auxílio para beneficiários do Bolsa Família fazerem cursos de qualificação profissional
Câmara Comissão aprova medida provisória que destina parte da arrecadação com bets para a Polícia Federal Mín. 24° Máx. 33°