Saúde Amazonas
Governador Wilson Lima apresenta Barco Hospital São João XXIII à ministra da Saúde e destaca mais de 5,5 mil atendimentos em ações
Comitiva do Governo Federal conheceu a moderna estrutura da unidade hospitalar itinerante em comunidade de Novo Airão...
05/02/2025 20h18
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Alex Pazuello / Secom

O governador Wilson Lima esteve, nesta quarta-feira (05/02), no Barco Hospital São João XXIII com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, onde apresentou os resultados obtidos com a estrutura, financiada pelo Governo do Amazonas e que realizou mais de 5,5 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas. Na oportunidade também foi discutida a habilitação do serviço, para o recebimento de recursos do Ministério da Saúde, firmando futuras ações de cooperação com o Governo Federal.

“A visita da ministra é muito importante para que a gente possa avançar nessa política pública de atendimento, sobretudo aos nossos irmãos que estão em áreas mais isoladas. Quando nos foi apresentada a proposta do Barco Hospital, não tivemos a menor dúvida de que isso caberia ao que buscávamos sobre ampliação de atendimento. O que vemos hoje é o resultado de um esforço conjunto e não temos dúvida que vamos avançar, inclusive com a possibilidade de outras embarcações”, destacou o governador Wilson Lima.

A comitiva do Ministério da Saúde visitou a moderna estrutura disponibilizada no Barco Hospital, um novo modelo de assistência para o contexto da Região Amazônica e que realiza, no momento, atendimentos na comunidade Bom Jesus do Puduari, a 63 quilômetros da zona urbana de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). O barco está ancorado na localidade, no entanto, alcança outras comunidades levando serviços em nove especialidades, além exames de imagem e laboratoriais, medicamentos e vacinação.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas